Compreender todos é um desafio num mundo onde as pessoas têm narrativas e experiências diferentes. Os comentários e as histórias das pessoas são de natureza diferente da matemática e, naturalmente, é necessário compreendê-los com um método diferente. Este método é a análise qualitativa de dados.
Este artigo irá discutir a análise de dados em investigação qualitativa, com exemplos que mostram quando e como utilizá-la e os seus tipos. Na última secção, encontra-se também a secção FAQ, onde poderá encontrar respostas às questões que tem em mente. Pode começar a ler o artigo sem mais demoras.
O que é a análise qualitativa de dados?
A análise qualitativa de dados é o método de pesquisa para qualquer conjunto de dados que não possua dados numéricos.
É utilizado para compreender os significados e padrões de vários textos, imagens, vídeos e áudio. Examinar os sentimentos, experiências e pensamentos das pessoas está na linha da frente.
As empresas utilizam constantemente esta análise para examinar os dados qualitativos e melhorarem a si próprias. O desenho da investigação qualitativa começa com a recolha dos dados necessários de diferentes canais. Os dados necessários podem ser obtidos a partir de entrevistas, mensagens, comentários, petições, queixas, pedidos de apoio, etc.
Quando utilizar a análise de dados qualitativos
A análise qualitativa de dados é um tipo de análise válido e eficaz que pode utilizar sempre que precisar. É claro que, por vezes, as empresas precisam mais disso. Pode compreender o que são geralmente estes momentos de necessidade observando os exemplos abaixo:
Momentos certos para utilizar a análise qualitativa
Momentos certos para utilizar a análise qualitativa
O que significa uma lista executiva de nível C? Identifica a lista dos principais executivos de uma organização Lista executiva de nível C importante, que tomam as decisões estratégicas da organização. Com a ajuda desta lista, pode entrar em contacto com os principais executivos da organização e discutir negócios com eles.
Métodos de análise qualitativa
Os dados qualitativos estão sujeitos a diferentes interpretações devido à sua natureza e conteúdo. Pode ser necessário examinar os seus dados utilizando diferentes métodos que estejam alinhados com o propósito do seu processo de pesquisa. Esses métodos são:
1. Análise de conteúdo: É um método de examinar sistematicamente qualquer texto visual, sonoro ou escrito. Identifica padrões e partes significativas do conteúdo. De seguida, o conteúdo específico dos dados é revelado.
2. Análise temática: analisa o tema em dados qualitativos e transforma-os em insights acionáveis. Revela o tema principal concentrando-se em imagens, ideias e conceitos particularmente recorrentes em qualquer texto.
Análise do discurso:
A análise do discurso é o estudo do uso da língua em muitas dimensões diferentes. Permite uma compreensão profunda das capacidades oratórias e da identidade do narrador e identifica os significados e as relações no seu discurso.
Análise narrativa: É um método de examinar como as pessoas descrevem um acontecimento, as suas próprias opiniões e como constroem significado. As empresas conduzem esta análise para aprenderem sobre o feedback e as opiniões dos clientes sobre as suas marcas e para se melhorarem.
Tipos de análise qualitativa
A análise de dados qualitativos é um dos pilares de muitas empresas e organizações. Continua a ser preferido tanto por ser um campo de investigação abrangente como pelas soluções que oferece. É por isso que diferentes tipos de análise são frequentemente utilizados para o apoiar. Mas, aqui, apenas lhe serão apresentados vários tipos de dados qualitativos:
Inquéritos, entrevistas e grupos focais
Estes são os métodos mais básicos de recolha de dados. Principalmente graças à internet, é possível alcançar grandes audiências através de pesquisas. As entrevistas, por outro lado, assemelham-se mais a conversas individuais e são um dos métodos frequentemente utilizados para conhecer a opinião das pessoas.
Dados textuais, visuais e auditivos
Neste tipo qualitativo, beneficia de diversas fontes. Mais uma vez, podem ser entrevistas, comentários em sites, publicações nas redes sociais, discursos, etc. O exame destes formatos de dados é uma ao lists tarefa detalhada. Uma vez que a linguagem e os recursos visuais utilizados pelos oradores contêm narrativas subjetivas, será necessário o domínio da análise para dar sentido a estes detalhes.
Observações
Este método é mais hábil que os outros dois métodos. Os investigadores precisam de compreender as interações e os comportamentos que acontecem à sua volta com as suas capacidades de observação. Depois, precisam de trazer as suas notas de campo para uma consistência que possa ser analisada e separada em conjuntos de dados para o estudo qualitativo.
Exemplos de análise qualitativa
Os dados qualitativos são muito ricos em exemplos. É fácil de entender
e porque é amplamente vivenciado na vida de todos. Pode ser fácil de compreender, mas pode não ser fácil compreendê-lo. Por enquanto, serão apenas dados exemplos gerais de análise de dados qualitativos. Estes podem ser considerados os primeiros passos da análise qualitativa de dados.
Não gostei das características deste produto em geral.
Cada vez que uso este produto, a minha pele irrita.
A simplicidade e utilidade deste produto são incríveis!
No início hesitei em comprá-lo, mas depois fiquei viciado.
Não pode vender este produto com este tipo de cor e design. É muito mau!
Análise qualitativa de dados versus análise quantitativa de dados
A análise qualitativa de dados e a análise quantitativa de dados são dois tipos de análise muito diferentes em termos de métodos de investigação e dos dados com que lidam. A principal razão para isto é que how to avoid the risks os dados quantitativos contêm realidades numéricas e objetivas, enquanto os dados qualitativos contêm realidades não numéricas e subjetivas. Além disso, pode dar uma vista de olhos às diferenças na lista:
Qual. DA. lida com textos, imagens, vídeo e áudio, mas o Quan. DA. lida com fórmulas, contagens e medições.
Qual. DA. utiliza métodos como entrevistas, grupos de foco e observações, mas Quan. DA. utiliza métodos como experiências, inquéritos e escalas.
As técnicas de análise Qual. DA. utiliza sobretudo análises temáticas, de conteúdo, de discurso e narrativas, mas Quan. DA. utiliza técnicas de análise como a regressão, correlação e análise descritiva.